As muitas curiosidades de Walt Disney World - por Tati Colledan

Quando estamos viajando muitas vezes nem percebemos pequenos detalhes, só queremos que tudo de certo e nossos sonhos tornem-se realidade, e essa é a função desses detalhes, estar ali para proporcionar a melhor viagem possível. Na coluna dessa semana vamos descobrir alguns desses segredos e curiosidades do Walt Disney World, contados pela Tati Colledan. Não deixe de acompanhar!


Considerado o destino de férias número 1 e o maior centro de lazer e entretenimento do mundo, Walt Disney World Resort é também considerado uma “caixinha de surpresas encantadas”, com muitas curiosidades escondidas ao longo de toda propriedade, algumas delas que chegam ferver as mentes dos milhares de guests que visitam a Disney anualmente.

Sem a menor sombra de dúvidas, uma das maiores curiosidades da Disney, que povoa o pensamento de todo mundo, são os túneis do Magic Kingdom. Na verdade, o Magic Kingdom foi construído no “primeiro andar” e não no térreo e os túneis logo abaixo. Walt Disney não queria que os negócios se misturassem à magia do show no parque e por essa razão, construiu 2,4 Km de túneis, chamados de “Utilidors”, por onde cast members poderiam se locomover por todo parque sem serem notados. Esses túneis não foram construídos “abaixo da terra”, mas, na superfície, todavia, como o parque foi construído no primeiro andar, dá a impressão de serem “subterrâneos”. Por esses túneis também é feita a circulação de todo o lixo do parque, através de um sistema AVAC que remove todo o lixo do parque e leva até a central de processamento, a uma velocidade de quase 100 Km/h. Ali também estão os guarda-roupas de todos os personagens, vestiários e restaurante de cast members, escritórios de todas as ‘lands’ do parque, e por eles também é feita a reposição e abastecimento de lojas e restaurantes. Uma estrutura incrível, que comanda todo o parque, tudo sob os seus pés.


A entrada do Magic Kingdom tem o chão avermelhado, que foi a idéia de Disney para dar a impressão de receber os milhares de guests que chegam ao parque através de um tapete vermelho.

Em toda a propriedade não são vendidos chicletes, por isso você nunca verá nenhum chiclete grudado no chão ou mesmo em atrações ou mesas de restaurantes. Outro ponto muito interessante é a questão das latas de lixo. A Disney pesquisou quantos passos uma pessoa seria capaz de andar com algo na mão sem jogá-lo ao chão, e dessa maneira, estipulou a distância entre as lixeiras em todos os parques. O próprio Walt Disney fez o teste e chegou à conclusão que 25 passos seria o máximo que alguém carregaria o “lixo” na mão. Então, a distância entre cada lixeira em todos os parques é de cerca de 20 metros.


Ainda existem em funcionamento no Magic Kingdom, 14 atrações originais do dia da inauguração do parque, que ocorreu em 1º. De Outubro de 1971. São elas: It’s a Small World, Peter Pan’s Flight, Prince Charming Regal Carrousel, Mad Tea Party, Dumbo the Flying Elephant, Walt Disney World Reailroad, Walt Disney’s Enchanted Tiki Room, Tomorrowland Speedaway, Swiss Family Treehouse, Jungle Cruise, Frontierland Shootin’ Arcade, Country Bear Jamboree, The Hall of Presidents e The Haunted Mansion.

Existem diversos dispositivos por todos os parques Disney, chamados “Smellitizers”, que propagam aromas em determinadas partes dos parques, de acordo ao ambiente em que estão. Pode-se sentir o aroma de biscoitos assando e baunilha ao longo da Main Street USA, cheiro de maresia na atração Pirates of the Caribbean, em Frontierland, perfume de frutas cítricas na fila de Soarin, em Epcot, e madeira queimando próximo à cena da queda de Roma, em Spaceship Earth, também em Epcot.


Você já reparou que as calçadas no Magic Kingdom são de concreto colorido, com cores diferentes em cada parte do parque? Na verdade, não significa que cada área tenha que ser em uma cor diferente, mas, a Kodak e a Disney fizeram uma grande pesquisa e chegaram à conclusão que a luz do sol refletida naquele concreto colorido a cada período do dia, proporcionaria fotos com cores mais vivas e muito mais bonitas. 

Todos os gramados de toda propriedade Disney são minuciosamente tratados, exceto o jardim da Haunted Mansion, no Magic Kingdom, que é deixado crescer e morrer naturalmente, dando maior realidade e combinando perfeitamente com a paisagem da atração. 


O grande ícone do Magic Kingdom, o Castelo da Cinderela, não está ali simplesmente ao acaso ou apenas para fazer menção ao tema do parque que é Fantasia. Ele separa a Main Street USA de Fantasyland, e Walt Disney dizia que ninguém pode deixar o “mundo real” e adentrar à “terra da fantasia”, simplesmente atravessando uma rua. Por essa razão, ele criou o Castelo da Cinderela, onde os guests chegam à Fantasyland passando por dentro dele. 

A imponente Tree of Life, símbolo do Disney’s Animal Kingdom, é uma grande obra de arte, com cerca de 44 metros de altura e foi construída tendo como estrutura uma antiga torre de petróleo de 14 andares. Seu corpo apresenta imagens de 325 animais esculpidos um a um à mão e levou cerca de um ano e meio para ser concluído. Sua copa possui aproximadamente 100 mil folhas artificiais e representa um Baobá.


A área de Walt Disney World Resort é de cerca de 100 Km2, que equivale ao tamanho da cidade de San Francisco na Califórnia e duas vezes o tamanho da ilha de Manhattan. Atualmente emprega cerca de 65.000 funcionários, sendo considerado o maior empregador em um único local dos Estados Unidos.

Quando o Magic Kingdom abriu as portas ao público, em Outubro de 1971, o valor do ticket de entrada era de U$ 3,50. Hoje, 43 anos após sua inauguração, o valor do ticket de um dia é de aproximadamente U$ 105,00 já com taxa.


Walt Disney World Resort possui um sistema natural para controle de pragas. Anualmente são desenvolvidos programas ambientais, como o Projeto Joaninha, que liberam 250 mil insetos predadores para exterminar as espécies nocivas às plantas.

Cinderella’s Castle levou 18 meses para ser construído, e foi desenvolvido à prova de furacões, pois possui sua estrutura interna feita em aço e suas fundações em concreto. Não há uma “pedra” sequer em sua construção. Toda sua parte externa é feita em Fiberglass (fibra de vidro). 


Hoje em dia a atração mais alta do Walt Disney World Resort é Expedition Everest, no Disney’s Animal Kingdom, com 61 metros de altura, seguida por Twilight Zone Tower of Terror do Disney’s Hollywood Studios, com 60 metros de altura, Cinderella’s Castle do Magic Kingdom com 57 metros de altura, Speaceship Earth, em Epcot com 55 metros, Space mountain no Magic Kingdom com 54 metros de altura e The Tree of Life, em Disney’s Animal Kingdom, com 44 metros de altura. 

São gastos diariamente U$ 35.000,00 com fogos de artifício para apresentação do Illuminations, no Epcot.


A incrível Spaceship Earth, a famosa esfera geodésica, símbolo do Epcot, tem o peso superior a três vezes o peso de uma espaçonave totalmente carregada de combustível para lançamento. Ela é formada de 11.324 peças (triângulos compostos de alumínio e plástico) e toda a água das chuvas é canalizada ao longo de toda estrutura e conduzida diretamente até World Showcase Lagoon.

O Congresso Americano precisou promulgar uma lei para que o Brasão Presidencial fosse instalado na atração “The Hall of Presidents”, no Magic Kingdom. Só existem três brasões iguais a este: um na Sala Oval, na Casa Branca, um na sala que abriga o Sino da Liberdade e o terceiro no Hall of Presidents na Disney. 


O Magic Kingdom é totalmente autossuficiente em energia. Ele é abastecido de energia advinda do gás metano que é obtido através da decomposição do lixo coletado em todo parque (Magic Kingdom) e da energia solar. O parque consome o equivalente a uma cidade de pequeno porte.

Uma infinidade de outras curiosidades estão presentes em Walt Disney World Resort, na Flórida. Seria possível escrever um livro inteiro só com elas! Em breve contarei mais algumas em um novo artigo!

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Amei!!!!!! Muito legal!! Amo o seu Blog!

    ResponderExcluir
  2. Sensacional...o que mais podemos dizer...

    ResponderExcluir
  3. A imponente Tree of Life é representada por uma baobá, árvore tipicamente brasileira. Baobá não é uma árvore tipicamente brasileira. Se não me falha a memória, existe em Madagascar e na Austrália.

    ResponderExcluir
  4. Baobá é uma árvore africana.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...