Uma das "Top 10" perguntas que recebo via formulário de contato do Site é a de como ser guia de Turismo na Disney, ou seja, acompanhar grupos para Orlando. Portanto, para ajudar a responder essa pergunta, eu Fábio e a colunista do site Tatiana Colledan, elaboramos essa postagem com algumas informações que podem ser úteis para você que deseja seguir esse caminho!
Para se tornar um guia de turismo, o primeiro passo é estudar... Sugiro procurar um bom curso para guias de turismo, que ensinará todos os procedimentos, atribuições e responsabilidades desse trabalho. Esses cursos são ofertados em instituições particulares ou até mesmo públicas, e com ele você vai ter a noção geral do que é ser um guia de Turismo.
Para se tornar um guia de turismo, o primeiro passo é estudar... Sugiro procurar um bom curso para guias de turismo, que ensinará todos os procedimentos, atribuições e responsabilidades desse trabalho. Esses cursos são ofertados em instituições particulares ou até mesmo públicas, e com ele você vai ter a noção geral do que é ser um guia de Turismo.
O segundo passo é uma parte bastante ampla, mas, você deve saber um pouco sobre a história dos EUA e de Orlando, além, é claro, de conhecer bastante sobre a vida e obra de Walt Disney. Uma bibliografia recomendada para isso é o livro da Tia Ginha, "A Magia do Império Disney". São mais de 500 páginas contando tudo o que você precisa saber para trabalhar nos parques de Orlando. Outras opções são a biografia de Walt Disney, livros sobre a empresa em si e até mesmo sites especializados sobre os parques.
O início de tudo, realmente, é o estudo... As pessoas insistem em achar ainda hoje que para ser guia basta ter viajado algumas vezes para o destino, seja ele qual for, mas, ir à Disney como turista é uma coisa fantástica, mas, trabalhar como guia embora seja maravilhoso e muito prazeroso, requer muito treinamento, dedicação e jogo de cintura. De nada adianta ter ido à Disney por dezenas de vezes à passeio, para ser um guia.... A visão é outra, a postura é outra. Tudo diferente...
Quando se vai à Disney a passeio, você pode tirar foto do que quiser, fazer o que bem entender, alterar a programação, entre outras coisas mais. Indo como guia, você deve estar inteiramente dedicado ao grupo, a fazer o que está programado, e a focar todos seus esforços em prol do bem estar geral.
É de suma importância que você nesta área, aprenda o máximo de informações que conseguir absorver sobre Disney, sua vida, projetos, parques... Tudo na Disney conta uma história, e é maravilhoso dividir com seus passageiros toda essa história. Sempre contava a história e algumas curiosidades sobre o parque a ser visitado naquele dia, no trajeto de ônibus do hotel ao parque. É interessante porque durante o dia, quando passávamos em alguns pontos do parque, o grupo de manifestava: “não é aquilo que você contou no ônibus?”.
Por fim, você deve procurar uma agência ou operadora que trabalhe com viagens para Orlando. As opções são inúmeras, e, a partir disso, oferecer seus serviços. Em uma primeira viagem, você pode acompanhar um grupo sem receber por isso, somente pela experiência, ou seja, um guia-aprendiz. Depois, já com essa bagagem, passa a acompanhar recebendo por isso.
O trabalho é árduo, cansativo, são 30, 40, 50 pessoas ansiosas pela viagem, pensando diferente e você é responsável por cada uma delas. Os imprevistos também acontecem de todas as naturezas, e por isso falo da importância do jogo de cintura... Mas, te asseguro, é um trabalho maravilhoso e encantador. Ser um realizador de sonhos, realmente, não tem preço!
Comp encontro um curso tecnico de guia de turismo internacional?... Eu só encontro para Brasil e America Latina....por favor me ajudem... Quero muito fazer este curso!!!
ResponderExcluirOlá Emerson, tudo bem? Esses cursos não são fáceis de achar e não há uma boa oferta. Um que encontrei em pesquisa foi o seguinte: http://colegiosoer.com.br/curso-view/tecnico-em-guia-de-turismo-internacional/
ExcluirPorém, não sei se esse curso é confiável ou não, pois não conheço pessoalmente. O que recomendo é verificar com a operadora / agência que necessite de guias de turismo se é necessário o curso internacional, pois muitas exigem que você tenha somente o básico e um especializado em Disney, ofertado pela própria empresa.
Oi Emerson, faço curso de guia no Brasil e infelizmente não existe internacional. Na verdade para trabalhar no Brasil, ou seja, nem que seja fazer o embarque e acompanhar os passageiros até o avião você já vai precisar de um curso de guia pois a profissão é regulamentada por lei e só pessoas que fizeram o curso e tem registro no ministério do turismo podem atuar. E dai claro, para focar em um segmento, no caso Disney, você pode fazer cursos específicos.
ResponderExcluirOlá Fabio! A partir de que idade um jovem já pode ser guia da Disney?
ResponderExcluirAlexandra, a partir de 18 anos, a idade legal para trabalhar no Brasil!!!
Excluir