A Psicologia Positiva de Walt Disney - Entrevista



Que Walt Disney era um visionário e criou um dos lugares mais felizes da Terra todos sabem, mas você sabia que essa sua forma de visão e de gestão são objetos de estudo?

Que tal conhecer um pouco mais sobre a Psicologia Positiva? O entrevistado Claudemir Oliveira conta diversos detalhes para nós!


Seja bem vindo, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal a Psicologia Positiva de Walt Disney.

Conte um pouco sobre você e como é sua relação com Orlando:

Sou presidente e fundador do “Seeds of Dreams Institute”, empresa americana, sediada na Flórida, com filial no Brasil, voltada para a área de Psicologia Positiva, desenvolvendo pessoas e corporações com foco na potencialidade humana. 

No mundo corporativo, tenho mais de 25 anos de experiência, no Brasil e nos Estados Unidos, em marketing, vendas e treinamento, em empresas como American Airlines, United Airlines, The Walt Disney Company (divisão Parks & Resorts), entre outras.

Em 1995, abri no Brasil a divisão Parks & Resorts da The Walt Disney Company. Em 2000, fui transferido para os Estados Unidos onde fui responsável por estratégias globais de treinamento. Além disso, tive o privilégio de ser professor da Disney University, onde ensinei o famoso curso Traditions. Também fui professor convidado do Disney Institute. Sou autor do termo “Disneylogia” e “Castologia". Apesar de toda minha paixão pela empresa, Seeds of Dreams Institute não tem nenhum vínculo com a The Walt Disney Company e suas afiliadas.

O que é a Psicologia Positiva? Como ela está relaci
onada a Disney?

A Psicologia Positiva é uma nova ciência que surgiu no final da década de 90 em instituições de peso como Pennsylvania University e Harvard University. Martin Seligman é considerado o grande idealizador da Psicologia Positiva quando assumiu em 1998 a presidência da American Psychological Association. Na época ele colocou como foco de sua gestão o foco no lado positivo humano. Ele não entendia porque por gerações focamos tanto na patologia humana, nos problemas humanos. Ele queria agora revolucionar o mundo da psicologia também estudando o lado positivo das pessoas. É importante salientar que em nenhum momento ele afirma que as pessoas não tem problemas. Ele apenas achava que precisávamos também dar mais atenção ao que funciona, ao que está bem nas pessoas. 

A vida de Walt Disney é um grande exemplo da Psicologia Positiva quando analisamos a forma como ele encarava a vida e seus negócios. Naturalmente que a ciência não existia na época, mas ele já aplicava muitos dos conceitos. Se analisarmos todos os "fracassos" que ele teve e a forma como ele reagiu a todos eles é pura Psicologia Positiva. Muita gente não sabe mas Walt Disney teve duas falências antes de seus 23 anos de idade. Todos os seus sonhos eram questionados e ele conseguiu realizar todos mesmo com tantas dúvidas do público. A forma como reagimos ao que acontece conosco é o segredo da felicidade, tema muito comum dentro da Psicologia Positiva. 

Enquanto era Gerente de Treinamento na Disney, você aplicava os conceitos da Psicologia Positiva? Como?

Na verdade, nos treinamentos eu sempre usava a própria história do Walt Disney e suas vitórias como base da Psicologia Positiva. Se você notar na resposta anterior eu já falo bem desta questão. Mas ai falei apenas das duas falências. Mas se a gente entrar mais a fundo na sua história, existem inúmeros exemplos de como ele usava a Psicologia Positiva sem nem saber que a estava usando. Os próprios parques temáticos criado por ele também foram alvos de críticas. Não acreditavam que um parque era para adultos e crianças. Se pegarmos a história de Branca de Neve, os críticos diziam que ninguém iria a um cinema para ver animação por mais de uma hora. O mesmo quando Walt Disney, anos antes, tentou o primeiro desenho com som sincronizado, o primeiro com cores e por ai vai. Então, nos treinamentos, eu sempre trago estas histórias para exemplificar como a Psicologia Positiva realmente funciona no mundo real. 

Enquanto trabalhava na Disney você pôde observar casos práticos de aplicação da Psicologia Positiva? Pode compartilhar um desses casos com nós?

Eu acredito que toda a filosofia da empresa direta ou indiretamente está conectada com a Psicologia Positiva, mas isto é uma opinião de um fanático por esta nova ciência. Não necessariamente as pessoas tem a mesma visão muitas vezes até mesmo por não conhecer a fundo o que é a Psicologia Positiva. Voltando à pergunta, por seguirmos a filosofia criada pelo Walt Disney, os colaboradores da empresa acabam tendo inspiração no criador daquele império e como consequência acabam usando a Psicologia Positiva mesmo sem saber que estão usando. 

A Psicologia Positiva pode ser aplicada a todas as áreas?

Sim e não. A Psicologia Positiva é uma das centenas, isto mesmo, centenas de modelos de terapia existente no mundo psicológico e cada uma tem o seu valor. Dependendo do estágio em que a pessoa se encontra alguma terapia específica pode funcionar. Agora, sim é possível utilizá-la em qualquer situação desde que se respeite estas outras modalidades. A Psicologia tradicional onde o foco é no problema também não deve ser descartada. A Psicologia Positiva inclusive reconhece os avanços dessa psicologia, Por ter tratado durante tantas décadas do problemas, estes especialistas acabaram descobrindo remédios eficazes contra depressão, ansiedade, etc. A questão é o equilíbrio, ou seja, quando e como usar estas centenas de modalidades psicológicas. 

Você possui uma empresa que tem como objetivo desenvolver pessoas e corporações com Psicologia Positiva, conte-nos melhor como ela funciona.

O Seeds of Dreams Institute aqui nos EUA tem como foco desenvolvimento corporativo utilizando modelos de liderança que deram certo de empresas como Disney, Apple, Microsoft, Harley Davidson, Whole Food Markets, Starbucks etc. Dentro deste contexto, trabalhamos muito o cliente interno (colaboradores), pois acreditamos que ele é mais importante que o próprio cliente. Esta história de que o cliente paga a conta está ultrapassada. Quem paga a conta é na verdade o colaborador. A razão é simples: o cliente inexiste se não for bem atendido. Portanto, colaborador é causa, cliente é consequência. Nos anos 40, o foco era no produto. Depois veio a era do foco no cliente e Seeds of Dreams Institute acredita que o foco agora tem de ser em todos, mas principalmente no colaborador. 

Naturalmente, que sendo um admirador e ter feito um mestrado e um doutorado com foco na Psicologia Positiva, esta ciência faz parte integrante de todos os conceitos que utilizamos durante a semana nos treinamentos. 

Os programas de negócios que você realiza nos Estados Unidos são um verdadeiro sucesso, fale um pouco mais sobre eles.

Temos diversos programas de negócios aqui nos Estados Unidos. Um programa tem foco em varejo (Varejologia), outro em turismo (Turismologia), temos também na área de Recursos Humanos, mas o mais importante é que todos os programas trabalham na questão de excelência em serviços. A espinha dorsal dos programas é basicamente como podemos encantar os clientes internos e externos e por isto utilizamos todas estas empresas. Apesar de eu ser um fanático pela Disney, engana-se quem vem no meu programa achando que vão aprender somente sobre Disney. É apenas uma parte, pois fazemos comparação de serviços entre as grandes corporações americanas. 

Uma novidade em primeira mão é que devemos fazer versão de 1 ou 2 dias no Brasil destes programas de sucesso nos EUA. A intenção é atingir um público que por alguma razão não tenha condições de vir aos EUA, então em breve estaremos nas principais capitais com estes treinamentos corporativos. 

O programa que vai acontecer em setembro, onde os participantes poderão seguir os passos de Walt Disney, é um sonho para muitas pessoas. Como tudo vai acontecer?

Eu sonhei com este programa por mais de 10 anos. Queria primeiro estruturar a empresa nos EUA, para somente depois lançar este programa extraordinário. O programa começará em Chicago onde Walt Disney nasceu. Conheço os proprietários da casa que está se transformando em um museu. Então, meu grupo terá acesso com exclusividade a áreas nesta viagem que ninguém conseguirá. Daí, vamos de trem para Marceline, onde Walt Disney passou os melhores anos de sua infância. Lá passaremos 2 dias com palestras e visitas. Este é outro diferencial. O programa não é apenas lazer, mas sim uma imersão total na vida deste gênio e como aplicar os aprendizados nos negócios. Depois, de trem, vamos para Kansas City, onde visitaremos o estúdio que faliu na década de 20, visitaremos também o Kansas City Art Institute onde ele estudava aos sábados e ai vem a grande viagem. Com duas falências antes de seus 23 anos, Walt Disney pensou em desistir da animação. Aí, ele vende tudo o que tinha. Compra um bilhete primeira classe de Kansas City até Los Angeles com 40 dólares no bolso. Faremos estas 35 horas também de trem, em primeira classe, exatamente como ele fez. É uma viagem encantadora. E outro detalhe, levarei historiadores que estarão todos os dias com meu grupo, tudo com assistência para o Português para clientes que não falem a língua. 

Em Hollywood, visitaremos os parques sempre com informações históricas, visitaremos a garagem onde tudo começou em outubro de 1923, visitaremos a casa dele e de Roy Disney, o estúdio onde foi feito Branca de Neve e vários outros filmes, e naturalmente, o grand finale, visitando o parque onde Walt Disney levava suas duas filhas e teve a grande ideia da criação da Disneylândia. Sim, o carrossel onde ele via suas filhas brincando ainda está lá para nosso grupo ver.

De Hollywood, vamos de avião para Orlando onde terminaremos o programa com uma graduação super especial. Serão 10 dias (contando a saída do Brasil), do dia 3 ao dia 13 de setembro. Estamos financiando esta viagem em várias parcelas e temos apenas mais 6 vagas, pois o grupo não pode ser grande por questões de qualidade. Quem tiver interesse, pode nos contactar no info@seedsofdreams.org.

Falando um pouco mais de seu gosto pessoal, que lugar é imprescindível de se conhecer em Orlando?

Eu acho que as pessoas que vem pela primeira vez não tem muita opção a não ser ir aos parques. É normal. Mas para aqueles que já vieram dezenas de vezes, eu sempre recomendo fazer outras coisas, como por exemplo, visitar Saint Augustine ou fazer um cruzeiro da Disney que sai de Porto Canaveral. Eu fico impressionado como as pessoas não aproveitam isto. Muitos me dizem que é porque é caro sem ter pesquisado. As pessoas olham o preço de um cruzeiro e não conseguem entender que naquele valor está incluso o hotel (sim, se você estivesse fora de um cruzeiro não tem de pagar pelo hotel?), inclui todas as refeições, uma ilha paradisíaca... Qualquer pessoa que pegar o valor total do cruzeiro e fizer as contas vai perceber que é barato. Outro grande benefício é estar AO LADO de Orlando... Eu fui com minha esposa há 3 semanas e de Porto Canaveral até nossa casa não passa de 1 hora e 15 minutos... É decididamente minhas férias favoritas e olha que somente nos anos que trabalhei na Disney, eu fiz mais de 50 cruzeiros Disney porque levava os clientes para experimentarem. Então, aí está um produto que eu não canso de falar.

Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?

Que venham para Orlando e que venham nos programas do Seeds of Dreams Institute que não se arrependerão. Para quem estiver lendo esta matéria, um presente especial. Se fechar um dos nossos programas até dia 30 de janeiro, daremos um desconto especial de 10% e ainda dividiremos no mesmo número de parcelas dos programas.


Serviço: Quem quiser mais informações a respeito da viagem e da empresa, pode entrar em contato através do e-mail info@seedsofdreams.org.

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