O entrevistado dessa semana, Gustavo Machado, trabalhou como cast member na Disney na função de Quick Service e aceitou compartilhar com os leitores do Orlando+ um pouco de como foi essa experiência.
Não deixe de conferir!
Seja bem vindo, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal sua experiência em um CEP.
Conte um pouco sobre você e como foi sua experiência como Cast Member:
Meu nome é Gustavo (Gus), tenho 20 anos, participei do CEP 2014/2015 e fui Quick Service Food and Beverage host no All Star Movies Resort.
Como surgiu o desejo de se tornar um Cast Member?
Sempre foi um sonho para mim conhecer a Disney. Em 2011 tive a oportunidade de ir como turista e foi incrível! Quando eu estava lá eu ficava pensando que um dia eu faria parte da ~Equipe Disney~. Em 2013 soube do programa, só que eu só podia aplicar a partir do segundo ano da faculdade, e eu estava ainda no primeiro. Finalmente, em 2014 consegui aplicar e daí foi só alegria haha.
Como foi o processo de seleção?
Olha, devo confessar que se você sofre de algum problema do coração, o CEP vai te testar. O processo pelo menos para mim foi BEM intenso. São várias palestras, duas entrevistas, e-mails que chegam para os seus amigos e para você não, várias coisas para preencher e não pode dar nenhuma informação errada... Enfim, mas depois disso tudo você vai ver que seu “sofrimento” foi besteira e já está na hora de embarcar.
Quais funções você desempenhava?
A minha work location fixa era o resort All Star Movies. O trabalho no resort é bastante diferente dos parques. A cada 3h mais ou menos a gente mudava de posição. Basicamente eu servia os guests, limpava mesas, retirava lixo ou ficava limpando e repondo a beverage island.
Em resumo, como era o seu dia a dia? (horário em que acordava, horário de trabalho, o que fazia, retorno, etc)
Meu treinamento foi bem insano. Nas duas primeiras semanas eu acordava às 3am, pegava o K bus às 03:57 para entrar no trabalho às 5am. Em média no meu treinamento eu trabalhava em torno de 8-9h. Como eu entrava nesse horário, eu tinha que abrir o resort todos os dias. Que incluía abrir todas as islands, colocar todas as comidas para que na hora que os guests entrassem às 7am estivesse tudo certinho. Depois do meu treinamento eu fui escalado para trabalhar somente à noite, então não fez muito sentido eu ser treinado de manhã. Mas ok, tive que aprender toda a sistemática da noite na marra... afinal, não fui treinado à noite, né.
Quis aproveitar o meu programa ao máximo também e pude trabalhar em mais 16 locations diferentes (incluindo todos os parques, ESPN e os dois aquáticos). Por que fiz isso? Eu estava lá por pouco tempo e de uma forma quis ver em outros lugares a sistemática de trabalho e juro que foi incrível! Conheci gente do mundo todo e com diversas culturas em todos esses lugares. Ah, quando você é quick o seu treinamento é um só, isso possibilita que você trabalhe em vários lugares com o treinamento que você teve.
O que você considera melhor e o que considera pior em sua experiência?
Tenho vários pontos positivos sobre a minha experiência: aprendi a como me virar sozinho, sem depender de ninguém. Responsabilidade quanto a tudo incluindo horários, fazer minha própria comida, lavar minhas roupas, etc. Estar em um país com uma cultura totalmente diferente da sua e ainda por cima sozinho, tendo que se adaptar a eles. Confesso que nada disso foi difícil, encarei tudo numa boa.
Único ponto negativo foi que eu me descontrolei quanto a compras ahaha gastei um pouco de dinheiro a toa. Comprei MUITA roupa mesmo!
Você teve ou propiciou algum Magical Moment? Pode nos contar como foi?
Tive diversos magical moments. Meu traditions foi um deles! À partir daquele momento caiu a minha ficha de que eu era um Cast Member... chorei muito (de alegria)!
Pude dar aos guests diversos magical moments. O que mais me marcou foi uma vez que eu trabalhei de PAC no Magic Kingdom e veio uma mãe perguntar aonde vendia água porque o filho dela estava com febre e morrendo de frio. Como era época de Natal, no Magic Kingdom eles distribuíam hot chocolate e cookie para os guests. Saí da minha position na Main Street, fui até o Starbucks e peguei um copo de água, acompanhado de um hot chocolate para esquentá-lo e um cookie. Juro, na hora que eu entreguei para ele as coisas e o sorriso dele ao ver o hot chocolate fez eu ganhar meu dia! A mãe dele me agradeceu eternamente, pois ela não podia sair do lugar que estava e deixar o filho sozinho. São com esses pequenos gestos que ficam na sua cabeça para sempre.
Qual a grande lição que você tirou da experiência de trabalhar na Disney?
Trabalhar para uma das maiores empresas do mundo é incrível. Ser treinado pela Disney Company mais ainda. Todo treinamento que eu tive eu procuro aplicar no meu dia a dia, até uma simples caixa que eu pego eu procuro lembrar da maneira correta em que aprendi a pegá-la.
Ter trabalhado na Disney lhe dá uma visão diferente dos parques? Se você os visitasse hoje, enxergaria com outros olhos?
Com toda a certeza! Você ir como guest e como Cast Member é muito diferente. Como guest você não sabe o que acontece no backstage, não conhece a sistemática da Disney. Agora, se eu fosse como guest, não enxergaria da mesma maneira em que vi da primeira vez que eu fui, sem o conhecimento que tive durante o meu CEP.
Que dica você daria para quem deseja tornar-se um Cast Member?
All your dreams can come true if we have the courage to pursue them. – Walt Disney. Só isso que eu tenho a dizer haha
Conte-nos alguma situação curiosa ou engraçada que vivenciou durante seu CEP:
Uma situação curiosa foi que eu quase fui terminated por causa de um CM americano. Ele me disse pra eu fazer tal coisa e eu fui lá, confiei e fiz sem antes perguntar pro meu manager. Uma dica é: não acredite nos seus co workers, ao menos que você os conheça bem. Ou, se for acreditar, pergunte ao seu manager antes, sempre.
Já engraçada são muitos! Meus amigos puderam me dar vários momentos bons, não tem como descrever uma só.
Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?
Nunca desista dos seus sonhos. Criei a partir de um tempo o sonho de me tornar um Cast Member e esse sonho foi realizado, na primeira vez em que apliquei para o programa. Se não conseguir da primeira vez, tente a segunda! Isso não só para o CEP, mas para as coisas da vida!
Keep the magic!
Gus
Nenhum comentário:
Postar um comentário