Cast Member Tatiana Colledan - Entrevista


Essa semana temos uma entrevista um pouquinho diferente, não deixa de ser uma viajante, mas é alguém que aproveitou os parques de outra maneira. Vou conversar com Tatiana Colledan Ferreira, que foi uma cast member da Disney!

Ela vai nos contar como foi a experiência, como foi a seleção, com o que trabalhava nos parques e muito mais. Vale a pena acompanhar!!!


Seja bem vinda, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal a experiência que você teve como Cast Member da Disney. Vamos lá?

Conte um pouco sobre você e como foi sua experiência como Cast Member:


O trabalho como Cast Member, na verdade, foi a realização de um sonho profissional. Fazer parte da magia, do encanto da Disney, literalmente, é algo inexplicável, conhecer o funcionamento total do maior centro de lazer e entretenimento do mundo, realmente, não tem preço! Muita coisa que aprendi lá, trouxe comigo e aplico até hoje na vida pessoal e profissional. Conhecer os bastidores da magia e trabalhar contribuindo para o encantamento dos guests, verdadeiramente, é algo único, difícil mesmo de se traduzir em palavras.

Como surgiu a vontade de ser um Cast Member?


A primeira vez que fui à Disney, estava com 18 anos! Lembro-me que ao chegar em Sâo Paulo, na volta, a primeira coisa que eu disse para a minha mãe: “quero trabalhar naquele lugar!”. Claro que naquela época eu não tinha a menor idéia de por onde começar. Então, um tempo depois, fiz um curso para Guias Disney de uma operadora aqui de São Paulo, fui aprovada e comecei a levar grupos para a Orlando. Peguei o gosto pelo trabalho e descobri o fascínio de ser um “realizador de sonhos”, como eram chamados os guias de turismo naquela época. Fiz diversos cursos sobre a vida e obra de Walt Disney, participei de vários Tour Leader Trainings realizados pela Disney, mas, a cada grupo que acompanhava, mais aumentava o desejo de ser um Cast Member.

Comecei a ver um ou outro Cast Member com a bandeirinha do Brasil ao lado do nome, mas, por mais que buscasse saber um pouco mais com eles, não conseguia ainda montar meu quebra-cabeça de informações. Até que um dia procurei pela então Gerente de Marketing do escritório da Walt Disney Company de São Paulo, que me passou o contato do responsável pelo recrutamento da Disney aqui no Brasil. Liguei, conversei e descobri que o próximo recrutamento seria em Março, daquele mesmo ano, pouco mais de um mês de espera restava apenas. Naquele tempo, o recrutamento em São Paulo era feito na Universidade Anhembi-Morumbi, na Vila Olímpia.

Como é o processo de seleção e treinamento? Durante esse processo você também sente a magia Disney?


A magia Disney você sente desde a primeira palestra. Hoje não sei como funciona o recrutamento, mas, na minha época, assistíamos a uma primeira palestra, com os responsáveis pelo recrutamento internacional aqui no Brasil, onde era explicado, em detalhes, todo o programa internacional para Cast Members estrangeiros, com vídeos, musicas e toda a magia da Disney. Os que se interessavam, retiravam uma senha para a entrevista ao final da palestra, com dia e horário pré-determinados. Os aprovados nesta primeira entrevista, eram encaminhados para uma segunda palestra, com novas informações, com a direção do Recrutamento Internacional da Disney, vindos de Orlando e, em seguida, a entrevista final. Ao fim da primeira palestra, estava mais certa do que nunca do quanto eu queria abraçar aquela oportunidade e que no dia seguinte, na entrevista, teria que dar o melhor de mim, pois estava a apenas alguns passos do meu grande objetivo profissional. Eram explicadas todas as posições de trabalho em aberto e, de imediato, me identifiquei com a função de Attractions Hostess. Naquela época, ofereciam-se vagas para Attractions Host (Hostess), Food and Beverage, Merchandesign e Custodial. Éramos 1500 brasileiros disputando 150 vagas. Quase um vestibular para Medicina, não é mesmo!?!?!

O treinamento também é algo que fascina, porque no dia seguinte de sua chegada em Orlando, você passa o dia inteiro dentro da Disney University, em um treinamento chamado Traditions, que explica, como o próprio nome já diz, todas as tradições da empresa, sua política de trabalho e sucesso, enfim, um curso encantador. No dia seguinte, chega-se ao seu local de trabalho, no meu caso, o Magic Kingdom, para mais um dia de curso chamado Once Upon a Time in Magic Kingdom, que vai ensinar tudo sobre aquele que, na minha particular opinião, é o coração da Disney, o verdadeiro “reino mágico”, com suas histórias, curiosidades, enfim, tudo sobre aquele parque. Por último, passa-se ao treinamento em sua área específica de trabalho mesmo, no meu caso, atrações em Fantasyland. 

Quais eram suas funções?


Trabalhei no Magic Kingdom, em Fantasyland, como Attraction Hostess. Meu parque favorito, minha “land” favorita” e as atrações do coração... Poderia ser mais perfeito? Costumo sempre dizer que foi o desejo do coração cumprido na íntegra, com riqueza de detalhes. Trabalhei no It’s a Small World, Peter Pan’s Flight, Legend of the Lion Kingdom (atual Mickey’s Philharmagic!), Cinderella’s Golden Caroussel e Dumbo. Trabalhava muito também na Main Street Electrical Parade, a parade elétrica do Magic Kingdom, como parade control. Como attractions hostess, você deve conhecer plenamente o funcionamento e todos os procedimentos de segurança e emergência das atrações onde trabalha. Você é treinado para lidar com as mais diversas situações e, acredite, elas acontecem mesmo, mas, como o treinamento e a excelência em serviços são duas grandes marcas da Disney, boa parte dessas situações acabam por imperceptíveis para os milhares de guests que visitam os parques diariamente. 

Qual a melhor e a pior coisa de ser um Cast Member?


Por estar realizando um sonho que foi muito batalhado para conseguir ver realizado, fica fácil imaginar que para mim não havia a “pior” parte do trabalho. Mesmo quando trabalhava por horas e horas seguidas, estava feliz e sempre querendo extrair o máximo possível da experiência que estava desfrutando. Cheguei entrar no parque às 7 horas da manhã, estendi o horário para além das 15 horas, quando deveria sair. Um colega faltou, o outro ficou doente e foi embora, e eu fui me oferecendo para “cobrir”. Fiz a parada elétrica nos dois horários e acabei trabalhando até às 02:20 hs da madrugada, pois aquele dia o parque estaria aberto até às 02:00 hs para os hóspedes dos resorts da Disney. Cansei depois de 19 horas?? CLARO QUE NÃO!!! No dia seguinte lá estava eu, na metade da tarde, pronta para mais um dia!

A melhor coisa de ser um cast member, é ter o privilégio de ver milhares de sonhos realizados todos os dias... Crianças, jovens, meia-idade, idade avançada, quantas e quantas vezes ouvia o mesmo “discurso” de todas essas faixas etárias: “Era o maior sonho da minha vida estar na Disney!” Outro ponto muito interessante, é que você NUNCA lida com pessoas mau-humoradas, pois todos que vão à Disney estão felizes. 

Você teve ou proporcionou algum Magical Moment? Pode nos contar como foi?


Na Disney, quando você proporciona um Magical Moment a um guest, você pensa estar fazendo a alegria da pessoa contemplada, mas, na verdade, o bem maior, a alegria suprema acaba sendo sua mesmo. Diversos foram os Magical Moments proporcionados (tanto aos guests como em retorno para mim mesma!!), mas, o que guardo no coração com muito carinho, foi um que aconteceu no Dumbo. Uma noite, estava trabalhando já próximo do fechamento das atrações e, naquele dia, minha responsabilidade era fechar a atração Dumbo - The Flying Elephant. Quando a atração parou e todos os guests haviam saído, comecei os procedimentos normais de encerramento da atração, como fechamento da entrada das filas, desligar painel, luzes, quando, para minha surpresa, apareceu no portãozinho de saída da atração, uma menininha pequena, que acenava para mim, tentando, de todas as maneiras, chamar a minha atenção. Fui ao encontro dela e lá chegando, chegaram também os familiares dessa criança. Antes que a menina falasse qualquer coisa, os pais foram logo se desculpando pelo inconveniente, visto a atração já estar toda apagada e desligada. Foi então que percebi que se tratava de uma criança especial, abri o pequeno portãozinho e me abaixei para ficar na altura dela. Perguntei para ela como poderia ajudá-la e, para minha total surpresa, ela olhou para mim com os olhinhos brilhando e perguntou: "O Dumbo já está dormindo?". Foi a única coisa que ela falou, mas, as palavras daquela menininha de cinco anos tocaram o meu coração de maneira tão forte, que, imediatamente, respondi a ela: "É, ele estava dormindo sim, mas, até você chegar... Agora ele está acordado novamente!". Perguntei a ela quantas pessoas a estavam acompanhando e ela falou os nomes de um por um dos familiares que a acompanhavam. Abri o pequeno portãozinho de saida da atração, pedi aos parentes que se acomodassem no elefante que mais gostassem, com a condição que primeiro, aquela pequena princesa iria escolher o dela. Quando todos se acomodaram, liguei novamente o painel da atração e todas as luzes e coloquei os elefantes para "voar" novamente. Imediatamente, o telefone da atração tocou... Era o meu Area Manager, que estava de plantão aquela noite, aflito, querendo saber o motivo da atração estar em operação novamente. Sem falar mais nada, apenas disse a ele que estava proporcionando um Magical Moment a uma pessoa muito especial e pedi a ele que fosse até o Dumbo, para ver com os olhos dele o que estava acontecendo. Quando ele chegou, a atração estava para desligar. Pedi a ele que ficasse ali comigo pois queria que ele conhecesse alguém com uma doçura tal no olhar como eu nunca tinha visto antes. Quando a atração parou, a família toda desceu e, para minha total surpresa, aquele pequenino anjo veio correndo na minha direção, me abraçou e disse: "Muito obrigado por acordar o Dumbo para mim!! Nunca mais vou esquecer esse passeio!". Meu manager, então, perguntou aos pais da menina o que havia acontecido, e eles disseram a ele que a filhinha sonhava em voar com o Dumbo, mas, como as filas durante o dia estavam muito grandes, foram deixando para o fim, mas, quando chegaram, não havia mais tempo, pois a atração estava fechada. Eles disseram que jamais pediriam para religar a atração, mas, essa Cast Member, já com tudo desligado, sem pensar em nada, colocou a todos eles para dentro, deixou que a criança escolhesse o elefante que cada um deveria ir, e proporcionou a felicidade da filha deles, e que eles jamais iriam esquecer aquele momento, aquele gesto de carinho com a criança deles. Saíram felizes como crianças da atração, a garotinha ainda voltou correndo, deu um beijo no elefante que a tinha levado às alturas, um beijo em mim e saiu dando tchau, com aquele brilho doce no olhar e um sorriso enorme no rosto... Olhei para o meu manager e disse a ele: "No meu lugar, você teria feito o que?". Ele sorriu, disse que teria feito o mesmo, me agradeceu por ter feito a alegria daquela pequena menina, e me entregou meu primeiro Guest Service Fanatic Card, um cartão atribuído aos Cast Members que realizam alguma coisa notável durante o trabalho!

Há alguma curiosidade dos parques ou hotéis que você poderia compartilhar conosco?

Algumas informações curiosas e interessantes...

- A área de Walt Disney World Resort, em Orlando, é de pouco mais de 100 Km2, o que equivale o mesmo tamanho da cidade de San Francisco, na Califórnia e duas vezes o tamanho da ilha de Manhattan.
- Atualmente, 65 mil Cast Members trabalham em todo Walt Disney World Resort.
- Diariamente, aparecem “perdidos ou esquecidos”, cerca de 200 óculos de sol no setor de “Lost & Found” da Disney.
- Cerca de 30 toneladas de frutas e vegetais em geral são cultivados anualmente numa área do complexo Disney, próximo ao EPCOT. Os produtos frescos são utilizados pelos restaurantes de Walt Disney World Resort. 
- Existe uma inclinação bem leve na entrada do Magic Kingdom. No começo do dia, com o guest descansado ela nem é notada, mas, ao deixar o parque, depois de um dia inteiro de diversão, a “descidinha” leve fará toda a diferença e compensará a “subidinha” da chegada. 
- Roy O. Disney, irmão de Walt Disney, homenageou todos os trabalhadores que colaboraram na construção do Magic Kingdom, colocando os nomes de cada um no piso, na entrada do parque. E a homenagem maior de todas ficou para o irmão, que morreu durante a construção deste grande sonho, mudando o nome do projeto inicial para Walt Disney World. 

Qual a grande lição que você tirou da experiência de trabalhar na Disney?


Não foi apenas uma lição, mas, várias grandes lições que tirei da minha experiência como Cast Member. Aprendi que ainda temos MUITO a aprender, independente da idade que temos e do quanto já tenhamos feito na vida. Aprendi que não existe idade para ser feliz, nem condição física ou classe social. Aprendi que pessoas de idade considerada “avançada” ou com as chamadas “necessidades especiais”, podem contribuir MUITO ainda com seu trabalho, seu amor e suas experiências da chamada “Universidade da Vida”. Aprendi que fazer o bem, não importando o tamanho do bem que você faça, o maior beneficiado é você mesmo. E por fim, tudo de bom que você aprende, deve ser compartilhado sempre!

Que dica você daria para quem sonha em se tornar um Cast Member?


A primeira coisa que sempre falo quando alguém diz que tem desejo de ser um Cast Member: “Never Give Up!”. Walt Disney sonhou alto, ousou, sempre acreditando que seria possível e que iria dar certo! Então, por mais difícil que, aparentemente, você pense que possa ser, vá em frente, batalhe, busque e acredite! O próprio Walt Disney deixou a receita, repetida no mundo todo, em diversos idiomas: “If you can Dream, you can do it!” 

Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?


Quando fui para a primeira palestra do recrutamento, não tenho vergonha de dizer, vi gente muito boa, aparentemente, muito melhores do que eu, com coleções de certificados de cursos de inglês feitos no exterior, experiências de intercâmbios e afins. Comigo tinha meu estudo bem menor do que aqueles todos apresentados e o desejo do tamanho do mundo de conseguir ver seu sonho realizado. Reconheço e confesso aqui que não fui bem na entrevista, devido ao nervosismo extremo que estava sentindo, dada tamanha importância que aquela oportunidade representava para mim. Lembro-me que fui a primeira entrevistada, de um grupo de 5 pessoas juntas, respondi a todas as perguntas, mas, na última e mais “boba” de todas, engasguei... A pergunta era apenas: “How old are you, Tatiana?”. Simples, não!?! Pois bem, fiz a pessoa repetir 4 vezes... Saí de lá arrasada e me sentindo derrotada... No fim fui aprovada e, depois que já estava em treinamento no parque, um final de tarde, encontrei com esta pessoa que me entrevistou em Downtown Disney, próximo ao Planet Hollywood. Conversamos por um tempinho e acabei perguntando a ele o porquê ele havia me aprovado, se eu tinha “rateado” na mais boba e simples de todas as perguntas. Ele sorriu e disse: “Tatiana, era nítido o seu nervosismo, mas, era escancarado o seu desejo de estar aqui como Cast Member. Cada pergunta que eu fazia, seus olhos respondiam antes das suas palavras. A última pergunta, sinceramente, em momento algum levei em consideração, afinal, quem tinha aquele brilho no olhos a cada vez que falava sobre a Disney, tinha respondido todas as perguntas anteriores daquela maneira e estava nervosa pela oportunidade que estava em suas mãos, não poderia deixar de estar aqui. Parabéns pela conquista e um excelente trabalho para você!”.

Por isso, disse acima e repito aqui: NEVER GIVE UP!

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Tatiana, Deus te Abençoe pelo trabalho realizado, emocionante.

    ResponderExcluir
  2. Tatiana querida.....Você é muito especial....Bom saber que outras pessoas de várias partes do mundo também descobriram você.... desfrutaram de sua bondade, dedicação e acima de tudo te enxergam por dentro..... VOCÊ É MARAVILHOSA...e eu te amo muito...tenho muito orgulho de você

    ResponderExcluir
  3. Tati querida ....bom saber que em um lugar, frequentado por gente de várias nacionalidades , muitas pessoas tiveram o prazer de " te conhecer"..."trabalhar com você", sentir tua simplicidade, o amor que você transpira.....Você é abençoada. E sorte de quem tem o prazer de um dia poder estar contigo....te-la como amiga.... irmã......Amo muito você

    ResponderExcluir
  4. Eu é que agradeço ao Orlando+ pela preciosa oportunidade de dividir minhas experiências, sentimentos e emoções do meu tempo de trabalho na Disney...
    Fico feliz que tenham gostado!!!!!
    Um beijão e até a próxima!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Bela entrevista. Gostei muito. Fico muito feliz por você em ter realizado seus sonhos. Parabéns!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...