A entrevistada dessa semana, Bruna Agútoli, trabalhou como cast member na Disney na função de Attractions / Operations e aceitou compartilhar com os leitores do Orlando+ um pouco de como foi essa experiência.
Não deixe de conferir!
Seja bem vinda, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal sua experiência em um CEP.
Conte um pouco sobre você e como foi sua experiência como Cast Member:
Quase impossível descrever o ICP com exatidão, mas vou tentar. Meu nome é Bruna, tenho 21 anos e faço Relações Internacionais e Direito. Já posso começar dizendo que o ICP foi de longe a melhor experiência da minha vida, nunca me vi tão feliz como eu estive durante os três meses em que estive na Disney. O treinamento, o dia a dia nos parques com seus amigos, tudo é muito especial e inesquecível. Ser cast member é perceber a simplicidade dos detalhes, é ser feliz por ter seus amigos morando no mesmo condomínio que você ou receber um obrigado por ter trabalho na noite de Natal. É ficar cansado por trabalhar 12 horas seguidas e ainda assim querer ir trabalhar no dia seguinte. No final de tudo, ser Cast Member é perceber que sua vida nunca mais será a mesma depois dessa loucura que é o ICP. Você ganha uma família de amigos e muita, muita saudade.
Como surgiu o desejo de se tornar um Cast Member?
O desejo de ser um Cast Member surgiu quando um amigo meu participou do programa. Eu nunca tinha viajado para o exterior e vi no ICP a oportunidade de realizar esse sonho somando experiência profissional. Comecei a procurar mais informações e quando vi já estava sentada, esperando a palestra da STB começar. Foi a melhor decisão que eu poderia tomar.
Como foi o processo de seleção?
O começo do processo seletivo foi muito estressante pra mim. Eu sou muito ansiosa e era bem insegura pelo fato de não ter nenhuma experiência internacional até então. Lembro de conversar com as pessoas na fila e não encontrar ninguém na mesma situação que a minha - o que era uma tremenda mentira, já que na minha insegurança preferi acreditar que era a única sem experiência internacional. Durante o programa conheci diversas pessoas que estavam na mesma situação que a minha. Acho válido ressaltar isso porque sei que preocupa muitas pessoas e o hoje posso afirmar que o stress não vale a pena.
As entrevistas em si são bem tranquilas, os recrutadores são muito simpáticos e procuram te deixar confortável. Não tem sentimento melhor do que abrir seu e-mail e descobrir que agora você faz parte da magia da Disney.
Quais funções você desempenhava?
Eu era Park Greeter no Epcot, dentro da área de Attracions and Operations. Minha função era recepcionar os guests e ajudá-los com informações sobre os parques da Disney, fosse com o nome de um restaurante ou sobre a localização de determinada atração. Eu também ajudava com a distribuição dos mapas e interação com os guests nas entradas do parque.
Em resumo, como era o seu dia a dia? (horário em que acordava, horário de trabalho, o que fazia, retorno, etc)
Meus dias variavam bastante. Geralmente acordava por volta das sete horas e ia para algum parque com meus amigos, levando comigo minha roupa de trabalho. Quando dava 15:00 eu pegava o ônibus até o Epcot pra começar meu shift (horário), que ia das 16:00 até as 22:00. Quando o shift era diurno, por exemplo das 08:00 as 14:00, terminava o trabalho e ia para algum parque.
O que você considera melhor e o que considera pior em sua experiência?
É bem difícil escolher a melhor parte pra mim. Do ponto de vista pessoal acho que posso citar a independência durante o período em que eu estive fora. Não tinha coisa melhor do que receber o paycheck (pagamento) e comprar o que eu quiser ou receber meus amigos em casa as quatro horas da manhã. Já do ponto de vista profissional, com certeza foi a oportunidade de ter conhecido o padrão de excelência da Disney e ter feito parte dessa equipe. A pior parte da minha experiência foi não ter tido um ambiente legal dentro do housing (condomínio). Morei com quatro americanas e uma brasileira, juntas tivemos que suportar muita sujeira e desleixo por parte das americanas, mas isso acabou fortalecendo a minha amizade com essa rommie brasileira. Acho que no final até agradeço por isso.
Você teve ou propiciou algum Magical Moment? Pode nos contar como foi?
Como eu disse na primeira pergunta, a magia da Disney se encontra muito nos detalhes. Eu me lembro de me sentir especial só pelo fato de sorrir. Tive dois magical moments que me impactaram muito. O primeiro foi com uma família da organização Make a Wish. Eu estava brincando com uma menina de uns quatro anos e a mãe dela começou a chorar. Eu perguntei se estava tudo bem e ela disse que a filha dela tinha acabado de receber um diagnóstico negativo e que aquela viagem possivelmente seria sua última. Ai ela começou a me contar sobre como a família dela sonhou com aquele momento e como a Disney era mágica pra toda sua família. Eu fiquei sem reação, comecei a chorar e ela me abraçou, me agradecendo por fazer parte de tudo isso. Isso foi muito, muito especial pra mim. Meu outro magical moment envolveu uma família de mexicanos que tinham sido enganados por um cambista online que vendeu tipos errados de ingressos. Eles não sabiam inglês e não estavam conseguindo explicar isso para o Cast Member da central de atendimento ao consumidor (Guest Relations). Eu comecei a conversar com eles e traduzir para o Cast Member, que conseguiu permitir a entrada deles no parque. Eles não sabiam como me agradecer, ficaram muito comovidos. A mãe me deu seu telefone dizendo que eu tinha um lugar pra ficar no México se fosse necessário. Foi outro momento que senti que podia fazer a diferença em um mundo tão grande.
Qual a grande lição que você tirou da experiência de trabalhar na Disney?
Eu aprendi a sonhar e a correr atrás dos meus objetivos com toda a força que eu tenho, no clássico estilo "If you can dream it, you can do it".
Ter trabalhado na Disney lhe dá uma visão diferente dos parques? Se você os visitasse hoje, enxergaria com outros olhos?
Acho que me proporcionou uma visão diferente pra todo sempre. Até então eu nunca tinha estado na Disney, portanto minha primeira vez foi como Cast Member. Por causa disso nunca vou ter aquele momento especial do Guest, porque vou saber como é o outro lado da moeda. Por trás de todo sorriso de um Cast Member tem muito esforço e as vezes muito cansaço. Muitas vezes estamos até com a bochecha doendo de tanto sorrir e ainda assim seguramos no "carão". O padrão de excelência da Disney vai te perseguir para o resto da sua vida. Depois de trabalhar lá você nunca mais enxerga o funcionamento de uma empresa com seus funcionários e clientes da mesma forma.
Que dica você daria para quem deseja tornar-se um Cast Member?
Tente. Eu sofri antecipadamente e tudo que eu tive que fazer foi tentar. Vale a pena passar por cada fase até se tornar um Cast Member.
Conte-nos alguma situação curiosa ou engraçada que vivenciou durante seu CEP:
Era bem engraçado o número de brasileiros que fingiam não entender o que eu pedia. Eles eram descarados e mandavam "vamos fingir que não sabemos inglês". Eu sempre gostava de dar esse susto neles. Lembro especificamente de um casal que fingiu não entender que não podia sair do parque com bebidas alcoólicas. Ai eu falei em português "continuem fingindo que não estão me entendendo que vou mostrar como posso ser bem realista chamando o segurança". Rimos juntos e eles foram escoltados até a saída do parque, hehehe.
Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?
No que se refere ao ICP, por favor, vivam cada segundo. Fiquem nos parques até que fechem os portões. Visitem seus amigos as quatro da manhã. Aprendam a valorizar cada sorriso e cada obrigado que receberem. Depois de viver tudo isso, tragam essa experiência para sua realidade aqui no Brasil. Sonhem. Vivam. Dreams do come true.
Adorei!! Deu mais vontade ainda(se for possível ter mais) de trabalhar lá
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