O entrevistado dessa semana, Murilo Fidelis, trabalhou como cast member na Disney na função de Character Performer e aceitou compartilhar com os leitores do Orlando+ um pouco de como foi essa experiência.
Não deixe de conferir!
Seja bem vindo, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal sua experiência em um CEP.
Conte um pouco sobre você e como foi sua experiência como Cast Member:
Foi uma experiência sem igual. Digo a todos que foram os melhores 2 meses da minha vida. Além de você ter, na maioria das vezes, um trabalho super legal, ainda convive com seus amigos nos mesmos condomínios ou nos condomínios próximos, sempre tendo alguma companhia nos momentos em que está livre.
Como surgiu o desejo de se tornar um Cast Member?
Na verdade nunca fui muito Disney Freak, mas sempre quis conhecer a Disney. Como eu procurava um intercâmbio de trabalho há muito tempo que não fosse tão dispendioso, e conhecia amigos que foram e recomendaram muito a experiência, uni o útil ao agradável.
Como foi o processo de seleção?
Foi bem tranquilo. São duas palestras/entrevistas separadas em duas fases. Na primeira palestra tudo é explicado em português, pela STB, com uma entrevista posterior em inglês, também pela STB. Sendo aprovado nela, você ganha acesso ao sistema da Disney para colocar seus documentos e acompanhar o seu processo. Depois, vem a segunda fase, com uma palestra toda em inglês e entrevista com os recrutadores oficiais da Disney. Nessa segunda fase eles focam mais nas roles (funções) que você pode desempenhar.
Quais funções você desempenhava?
Character Performer
Em resumo, como era o seu dia a dia? (horário em que acordava, horário de trabalho, o que fazia, retorno, etc)
Tínhamos uma agenda bem diferenciada. Não eram horários fixos. As vezes eu trabalhava das 06 as 13, outros dias das 18 as 23. Como eu era performer, nós tínhamos normalmente shifts (escalas de trabalho) de 4 horas ou mais, pois a primeira hora de todos os nossos shifts são reservados pra troca de roupa (a Disney nos dá camisa e shorts de algodão a cada “set” para não usarmos nossas roupas, sujar, suar com elas), aquecer, pegar o que precisava e ir para o local de trabalho do dia. Chegando lá, nós tínhamos normalmente sets de meia hora. Então, trabalhávamos meia hora e tínhamos meia hora depois pra trocar de roupa, tomar água, relaxar, etc (As vezes eu aproveitava pra cochilar). Depois, a última meia hora é o tempo pra você voltar, devolver as roupas, trocar a roupa suada pela sua roupa mesmo e bater o ponto. Performers podem bater o ponto até 20 minutos antes do horário de saída por termos essa meia hora “livre” no final. Se você conseguisse fazer tudo em menos de meia hora, o que normalmente acontecia, batia ponto e ia embora uns minutos antes.
O que você considera melhor e o que considera pior em sua experiência?
A melhor parte da experiência pra mim foi ter conhecido tanta gente legal no programa. Fiz muitas amizades que pretendo levar por muito tempo! Não tive nenhuma experiência negativa durante o programa, como eu era performer, trocava todo dia de captain e coworker, então mesmo que eu tivesse algum dia de trabalho com pessoas não tão legais, no outro dia isso era compensado.
Você teve ou propiciou algum Magical Moment? Pode nos contar como foi?
Houve várias situações que me deixaram tocado de alguma forma. Como performer, eu tinha um contato diferente com os guests do que as outras funções tem, então muita gente já vinha com aquele brilho nos olhos, super animado para conhecer os personagens. Teve uma família com várias crianças no restaurante Garden Grill que me tocou pela forma carinhosa e educada que as crianças e os pais se dirigiram a mim. Nessa ocasião, acabei ficando bastante tempo brincando com as crianças e a mãe me olhou com um brilho no olhar me agradecendo por ter passado aquele tempo com eles. Ademais, em vários outros momentos nós recebemos crianças do “make a wish”, em que é impossível não se emocionar.
Qual a grande lição que você tirou da experiência de trabalhar na Disney?
Não sei se houve UMA grande lição apenas. Acho que cresci muito como pessoa e profissional. Acabei amadurecendo bastante com a experiência e consegui tomar algumas decisões pessoais na vida que não sei se teria coragem de tomar sem o amadurecimento que atingi lá.
Ter trabalhado na Disney lhe dá uma visão diferente dos parques? Se você os visitasse hoje, enxergaria com outros olhos?
Com certeza. Foi a minha primeira vez na Disney, então não tive contato anterior com o parque sem ser cast member, mas acho que muitas vezes a gente acaba por não notar o esforço das pessoas que trabalham pra nos atender da melhor forma possível nos locais em que frequentamos. Na Disney, sei que boa parte dos funcionários está lá porque gosta do que faz e quer nos dar um atendimento único e nos fazer sentir especial no meio de tanta gente que passa por lá diariamente.
Que dica você daria para quem deseja tornar-se um Cast Member?
A galera tem que estar focada (piada interna outed 14/15). Se você não tá seguro com seu inglês, vá atrás e pratique! Acho que o inglês é a maior insegurança do pessoal que vai. Além disso, encare a Disney como uma empresa, pois você está indo lá para trabalhar! Sempre tem gente que vai para o programa achando que vai ser mil maravilhas e não vai precisar se empenhar, e acaba desistindo (são poucos, mas tem). Então, esteja ciente de que você está indo para trabalhar em primeiro lugar! A diversão vem nos seus períodos fora do trabalho.
Conte-nos alguma situação curiosa ou engraçada que vivenciou durante seu CEP:
No meu último dia trabalhando no Crystal Palace, acabei pisando em cima de uma criança e cai de cara no chão! Meu attendant só perguntou se eu estava bem, e quando falei que sim, começou a rir muito junto comigo, pois disse que minha queda foi hilária e em “câmera lenta”.
Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?
Aproveitem cada minuto do programa de vocês. Eu digo sempre que os melhores dois meses da minha vida foram na Disney! Vocês vão conhecer pessoas incríveis, fazer amizades com gente do Brasil todo e a DPD vai acompanhar vocês para o resto da vida!
Se você quiser tirar dúvidas direto com o Murilo, ele disponibilizou o Facebook dele!!!
Se você quiser tirar dúvidas direto com o Murilo, ele disponibilizou o Facebook dele!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário