Cast Member Thamara Monteiro (Merchandise) - Entrevista

A entrevistada dessa semana, Thamara Monteiro, trabalhou como cast member na Disney na função de Merchandise e aceitou compartilhar com os leitores do Orlando+ um pouco de como foi essa experiência.

Não deixe de conferir!

Seja bem vinda, gostaria de agradecer em nome do Orlando+ por aceitar participar dessa entrevista. Teremos como assunto principal sua experiência em um CEP.

Conte um pouco sobre você e como foi sua experiência como Cast Member:

Olá, sou Thamara, carioca, estudante de letras e fui merchandise no período de 2014/2015. Ser uma cast member foi incrível, a gente não só trabalha onde as pessoas pagam fortunas pra passar as férias, mas como a gente também se diverte nos parques ma-ra-vi-lho-sos da Disney. Quer emprego melhor?

Como surgiu o desejo de se tornar um Cast Member?

Sou viajante apaixonada, mas nunca tinha considerado ir aos EUA, até que um amigo de faculdade fez esse programa da Disney um ano antes de mim e acabou me instigando a tentar também. Eu já tinha feito outros intercâmbios, mas o Cultural Exchange Program (ainda chamado de ICP devido ao nome antigo “International College Program”) é diferente de qualquer outro programa e preciso assumir: meu amigo esteva certo em tudo!

Como foi o processo de seleção?

O processo é longo e burocrático, mas simples. Como assim? Vou tentar explicar de forma resumida. Bom, primeiro de tudo é importante ter Facebook pra participar do grupo (parece bobagem, mas é lá que a gente dá dicas, tira dúvidas e troca experiências entre new comers -quem está tentando- e alumnis -os que já foram-). Depois que você já está familiarizado com o processo e afins, vem as vias de fato.

1- Você precisa ir na palestra que é seguida por uma entrevista com membros da STB (agência de intercâmbio que trabalha com a Disney nesse processo), as datas e local estão sempre disponibilizados no site deles, mas no Facebook também tem essas informações. 

2- Enquanto você espera o resultado (costuma demorar), você tem que ir adiantando alguns documentos, como o proof of student (um documento que atesta sua matrícula ativa em uma universidade – você tem que ter no mínimo 18 anos e estar no ensino superior) e passaporte. Lembro que fiz minha entrevista em maio e o resultado saiu em julho.

3- Você pode ser aprovado (vai para próxima fase); stand-by (aguarda um pouco até ser chamado – tem sempre alguém que passa e acaba não continuando no processo); e reprovado (e aí é esperar o ano seguinte). Sendo aprovado, sua vida vira um caos: você precisa preencher mil questionários em uma plataforma deles juntamente a documentos e assistir a uma outra palestra e participar de uma outra entrevista, agora com a Disney. A parte ruim não é ser entrevistado, acredite, é ter de gastar dinheiro com deslocamento. Ano passado (quando fui) a entrevista só aconteceu em SP, mas há anos em que ocorre também em outros estados, vai que você dá sorte de ser o seu.

4- Dessa vez o resultado sai rápido e tudo o que vem depois é corrido também. Minha entrevista foi em agosto e em setembro recebi a resposta, a gente então teve 7 dias para pagar uma taxa de U$300,00 (sendo U$200,00 revertidos em aluguel e U$100,00 para eventos que eles promovem). Essa taxa não existia antes, mas alguns candidatos abriam mão do programa em cima da hora e davam um desfalque na quantidade de funcionários acordados entre a STB e a Disney; você tem que pagar o seguro-saúde da Disney (há três opções); e então correr atrás de documentos, sendo o mais importante deles um que você tem que buscar na própria STB e é ele que você vai levar ao consulado para conseguir o visto de trabalho (você pode ter o visto de turista, mas mesmo assim tem que tirar outro); marcar a entrevista no consulado também é sua responsabilidade e ele custou ano passado R$400,00 (não sei se mudou).

5- Ufa. Depois disso tudo, pega teu voo (isso e tudo o mais pago por você) e chega lá no dia que a job offer te diz para chegar. Acabou? Não! Lá tem treinamentos e reuniões antes de você começar a trabalhar.

6- Ainda como cast member, é exigência do governo americano que nós preenchamos mensalmente um formulário a respeito da nossa experiência através da cultura, ou seja, a gente precisa dizer o que aprendemos/experienciamos de novo que se deve à diferença cultural, já que o programa é “Cultural Exchange Program”, o não preenchimento dele acarreta em termination (demissão, galera!).

Pra quem tem curiosidade em saber como é o grupo, joga lá: “Futuros Disney Cast Members (ano)”, por exemplo, o meu foi “Futuros Disney Cast Members 2014/2015”, só solicitar participar que tem um membro gente boa pra te aceitar.

Quais funções você desempenhava?

Eu era merchan (trabalhava em loja) do resort Disney's Animal Kingdom Lodge. Eu fui mais escalada para trabalhar no caixa, é bom porque você tem muita guest interaction e não cansa muito, mas também tem como ficar de floorstock (repôr mercadorias na loja) e stock (repôr mercadorias no estoque) e pra isso você tem que chegar super cedo pra receber caminhão e se prepara que carregará muito peso e não vai ter guest interaction (boring). Eu tive que fazer treinamento de pallet jack (aquela máquinha que carrega caixas e papelões), mas quase não dirigi aquilo, já que poucas vezes fui stock. Cada loja tem suas especificidades, a minha, por exemplo, tinha a parade, reuníamos crianças no lobby do hotel junto aos cast members africanos, e fazíamos uma parada pelo hotel com eles para que conhecessem a cultura africana, cada dia alguém era escalado para participar e a gente dava certificado de participação às crianças participantes (fofos). Mas é sempre possível também pegar shift extra, ou seja, trabalhar fora do seu horário normal na sua ou em outra lojas.

Em resumo, como era o seu dia a dia? (horário em que acordava, horário de trabalho, o que fazia, retorno, etc)

Os horários de trabalho na Disney não fazem sentido. Uns dias você entra às 14h e sai às 00h e no dia seguinte você pode pegar às 10h (dormir pra que?), isso é o que torna tudo cansativo, você não tem horas fixas de descanso e os ônibus costumam demorar, o trabalho em si é de boa, apesar de ficar horas em pé, você não cansa muito. Mas sempre temos duas folgas por semana, estabelecida por eles, o que dá pra descansar, lavar roupa, ir aos parques ou pegar shift extra ($). 

O que você considera melhor e o que considera pior em sua experiência?

É muito legal ver os guests contentes com sua atenção e carinho, o modo como eles agradecem e se envolvem em nossas histórias é inesquecível, em especial quem trabalha em resort e vê os mesmos guests constantemente. O pior seria o tempo, é pouco e quando estamos finalmente pegando o jeito e nos apegando, o programa está pra acabar. 

Você teve ou propiciou algum Magical Moment? Pode nos contar como foi?

Sim! Tenho alguns, mas vou contar dois. Um magical moment que propiciei e um que vivi. Ainda quando estava em treinamento, um menino veio à loja com a mãe pedir por um pin em especial que ele tinha, mas que acidentalmente no dia anterior havia trocado (o famoso pin trading), mas a gente troca pin todos os dias, o dia todo, saia que a chance de ainda estar era pequena. Entrei na sala dos cast members com minha treinadora e começamos a procurar, não achamos, e aí então ela pegou um que estava a venda, tirou da embalagem e conseguimos achar outra do mesmo set e demos a ele, cada uma estava com um em mãos. Quando ele viu, seus olhos encheram de brilho e sua mãe tirou uma foto de todos nós, foi muito legal e aí então eu entendi o que era esse tal momento mágico.

Um outro que vivi foi proporcionado por um guest, que acredito ter se inspirado pela magia Disney. Eu estava trabalhando no parque Animal Kingdom (um shift extra) e estava muito frio e eu, sem casaco. Me colocaram para trabalhar outdoors (naqueles carrinhos que ficam no parque) e uma guest perguntou onde ela podia comprar café, eu expliquei e brinquei “trás um pra mim também”, ela riu, foi e voltou com uma caneca de café grande. Nós não podemos aceitar o que os guests nos dão, mas meu manager se compadeceu e deixou que eu aceitasse. Foi mágico!

Qual a grande lição que você tirou da experiência de trabalhar na Disney?

A Disney é o lugar ideal e eu voltei mais positiva, mais sorridente e com todas as manias que peguei lá. Como cast member a gente passa a chamar as crianças de princess/prince charming; a recolher todo e qualquer lixo do chão; a ouvir as reclamações e tentar saná-las mesmo que não seja necessariamente do seu âmbito de atuação e eu voltei assim e querendo que todos também fossem.

Ter trabalhado na Disney lhe dá uma visão diferente dos parques? Se você os visitasse hoje, enxergaria com outros olhos?

Eu não tinha ido aos parques antes e não voltei depois, mas sim, acredito ser diferente. Sei onde são as entradas, sei como funciona a organização dos personagens, mas não acho que isso quebraria a mágica, só não teria o olhar de um guest com plenitude, o que não considero ruim, apenas diferente.

Que dica você daria para quem deseja tornar-se um Cast Member?

Se você quer ser um cast member, procure saber sobre o que é realmente e como funciona e vá sem medo. Você vai trabalhar muito, se sentir só diversas vezes, mas é uma experiência sem igual e desistir não é legal, tem muita gente que não consegue ir pra quem está lá desistir assim.

Conte-nos alguma situação curiosa ou engraçada que vivenciou durante seu CEP:

Eu estava trabalhado no resort Wildnerness Lodge (shift extra) e estava usando o chapéu do Woody quando um guest perguntou se podia trocar de chapéu comigo porque ele tinha gostado, troquei sorrindo e quando ele me viu sem chapéu perguntou se eu era casada pra poder me apresentar ao filho dele, fiquei sem graça e ri, minha manager foi quem reverteu a situação nem lembro como. 

Estamos chegando ao fim de nossa entrevista, gostaria de deixar algum recado para nossos leitores?

Se você for um cast member, procure fazer amizades antes de ir, uma vez lá, é mais complicado, as pessoas se fecham em grupinhos e excluem os demais. Façam também amizades com seus colegas de trabalho, há muito o que aprender com pessoas de diferentes culturas e vivências;

Se você é ou pretende ser um guest, tenha respeito com os cast members. Recolha seu lixo quando sair de um restaurante, não jogue lixo no chão, cumprimente e agradeça, a gente trabalha duro, dorme pouco e gasta muito pra poder estar lá construindo um lugar mágico pra você.

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